Apresentação


A atuação da APCD em prol da odontologia em Sorocaba e região.

 

Fundação

Não se pode falar da historia da APCD – Sorocaba sem citar o nome de Livius James Mor, o cirurgião dentista diplomado pela Escola Anexa de Odontologia da Faculdade Fluminense de Medicina, que veio de Niterói para exercer suas atividades profissionais no Serviço Social da Indústria, Sesi, em Sorocaba que foi de fato e de direito o fundador da então Associação Sorocabana de Cirurgiões Dentistas.
 
Foi então, em 29 de maio de 1954 ás 19 horas no auditório da Radio Clube de Sorocaba na Rua São Bento esquina com a Santa Clara, reuniram-se os Cirurgiões Dentistas desta cidade para realizar a solenidade de Fundação da Associação Sorocabana de Cirurgiões Dentistas, gentilmente cedido pelos seus diretores.
 
A posse da 1º Diretoria eleita deu-se na data de 3 de julho de 1954 logo após ter sido inaugurada as 13:30 horas da 1º sede da Associação Sorocabana de Cirurgiões Dentistas (sala alugada em prédio antigo) a Rua Padre Luiz nº79 Centro.
 

Sede Própria da Associação Sorocabana de Cirurgiões Dentistas

 
Ata da reunião de 6 de agosto de 1961:
Ás 10h25 o senhor Presidente Dr. Jocelyn Jardim Rodrigues abriu à sessão, dando início aos trabalhos e, na exposição de plantas e projetos, foi discutido a compra de um apartamento cito a Rua Dr. Braguinha nº 338 - Edifício Rosa Maria - 11º andar apartamento nº111 Centro, da Imobiliária Incorporadora R.P.B. LTDA. Por se apresentar com melhores credenciais no que se refere as facilidades econômicas condizentes com a possibilidade da Associação, a compra da sede foi aceita.
 
A Associação Sorocabana de Cirurgiões Dentistas foi a primeira sede própria de São Paulo, antes mesmo da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas na época situada na Rua Humaita, na Capital.
 

ASCD em APCD

A Associação Sorocabana de Cirurgiões Dentistas era apenas filiada a APCD e a tendência era se tornar Secção Regional. No dia 1º de outubro de 1961 foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária com a finalidade de se discutir e aprovar os novos estatutos elaborados para que a Associação Sorocabana de Cirurgiões Dentistas passe a chamar-se (APCD – Regional de Sorocaba). Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Secção Regional de Sorocaba.
 
Texto: Dr. José Carlos Denari Consul

 
Sede própria na Vila Melges 

Em 16 de dezembro de 1994, o sr Paulo Fransico Mendes, à época prefeito de Sorocaba, doou um lote para a construção da nova sede da APCD Sorocaba, com obra iniciada em 19 de maio de 1995. O prédio foi inaugurado em 31 de janeiro de 1997. Em seguida, mais três lotes foram doados pelo Prefeito Renato Amary e a associação foi ampliada, formando a edificação aonde a entidade se localiza até os dias atuais. Trata-se do prédio na Vila Melges, que atualmente soma 1365 m² de área construída, que possui um amplo anfiteatro com 115 lugares, duas clínicas bem equipadas para as aulas práticas, salas de aula, salão de festas, laboratórios e biblioteca.
 
De 1954 a 2016, a APCD Sorocaba soma 30 presidentes, tendo à frente de sua gestão profissionais que contribuem com afinco com o objetivo da entidade: edificar e promover a Odontologia na região, por meio de cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, conferências, atividades complementares e defesa da classe odontológica, além de promover continuamente eventos sociais com finalidade única de possibilitar a união e o intercâmbio dos profissionais, em momentos agradáveis como jantares, coquetéis e eventos culturais.
 
Atualmente, a APCD Sorocaba engloba, em sua região de atuação, as cidades de Araçoiaba da Serra, Capela do alto, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Tapiraí e Votorantim, representando mais de quatro mil profissionais formados em odontologia, e também, outros profissionais relacionados ao segmento como protéticos, técnicos em saúde bucal, auxiliares e estudantes de odontologia. Por tratar-se de uma entidade sem fins lucrativos, sem participação político-partidária externa e sem discriminação religiosa, racial e social, a APCD Sorocaba cobra uma mensalidade simbólica de seus associados que dá a todos os mesmos benefícios, sendo o principal deles, 50% de desconto em qualquer curso ou evento que seja promovido pela APCD Sorocaba.
 
Vale ressaltar que a APCD Sorocaba também realiza uma atuação social, com cirurgiões-dentistas voluntários do Odonto Atendimento, criado na década de 80, que assiste principalmente crianças de associações e entidades cadastradas. A APCD, em seus cursos, também atende pacientes encaminhados por Centros de Saúde da rede pública municipal, que recebem tratamentos dos profissionais cirurgiões-dentistas e alunos da EAP – Escola de aperfeiçoamento Profissional da APCD Sorocaba, tendo registrado o atendimento a mais de 10 mil pacientes, contabilizados até o ano 2015.
 
Texto: Luciene Gazeta (Jornalista APCD Sorocaba)


 

Conheça nossas instalações: